Visar com Vídeos

imagem do artigo interpreting urban screens

Último pacote de vídeos da temporada - Desde Fevereiro que, às segundas segundas-feiras de cada mês, se deixaram aqui "pacotes" de ligações/links para pequenos vídeos disponíveis noutros sites, com breves apresentações (links reunidos na secção Videoteca) .

O principal objectivo foi comprovar a crescente importância deste meio de comunicação no apoio ao planeamento e à gestão de espaços verdes, quando bem utilizado pela administração (exº NY Gov. Parks ), por organizações não governamentais ( exº NNYN ), por cidadãos (exº canal alta 17b) ou por organizações que reúnam todos estes actores (exº NYCSR) para a desejável "cidade colaborativa".

Além disso, pretendeu-se facilitar a consulta de documentos sobre essa temática, ainda raros e muito dispersos.

Grupos, listas, páginas ou sites específicos com vídeos sobre temas ligados ao ambiente, global ou local, vão nascendo e/ou ganhando "volume" (exemplos: green TV ; green list na mefeedia; Quercus TV, desde 5 de Junho)

Hoje, destaque para um site que aloja pequenos videos de promoção de cidades (comércio, festivais, parques e jardins... ), donde se seleccionaram os seguintes 4:

1) Parque botânico (Papago Park), em Phoenix. (1,54 m.)

2) Visita guiada, em formato jogging, ao Central Park, N.Y. (2,53 m.)

3) Visita guiada, em formato musical, ao Golden G. Park, S. Franc. (3,37 m.)

4) Rico Fonseca, músico, apresenta Washington Park (3,26 m.)


5) Bono entrevistado em passeio pelo Central Park (4,55 m.)

6) Avionete Flying in Norman Park (3,14 m.)

Sem fazer concorrência ao Google earth, mas mostrando que o aeromodelismo pode servir também para ter uma visão aérea...das redondezas.

7) Canalta 17b
Um exemplo recente da utilização do vídeo como forma de abordar os problemas de um bairro pela perspectiva dos seus habitantes é o recentemente criado CanaLta 17b, uma iniciativa do autor do blog Viver na Alta de Lisboa , onde são colocados os vídeos produzidos.

A iniciativa foi apresentada em 15 de Maio: "O CanaLta 17b pretende assim mostrar duma forma nova aqui no blog as pessoas na cidade, a sua fruição, as interacções, algumas histórias de vida. Queremos ter um lado satírico, como num dos trailers já apresentados , mas também acrescentar outras expressões de Viver na Alta de Lisboa, umas mais contemplativas, como o outro trailer já apresentado, ou mesmo entrevistas de rua, o que exigirá de nós um trabalho completamente diferente do realizado até aqui. Mas como este blog é fruto de motivações pessoais e tem como condição sine qua non para a sua existênia e continuidade o prazer que nos dá a fazê-lo, é por esta linha que estamos agora também inclinados a ir. (extracto do post de apresentação )
Foram já disponibilizados vários vídeos de que este é apenas um exemplo.

EXTRA: Os Stones em Hyde Park, há 38 anos! - Honkey Tonk Women e em 1995, no Rio + Wild Horses, há 2 e em Tóquio (estúdio)


Sem comentários: