May I(n) New York

Mais um pacote de documentos relacionados com Nova Iorque. Não por especial fascínio pelos EUA mas, é bom separar o trigo do joio e esta cidade é uma floresta, não só de arranha céus como de bons e interessantes exemplos na gestão de espaços verdes. (clickar nos títulos)

1 - Art in the Park: Programa de conservação de monumentos

No site do Departamento de Parques da cidade (uma excelente referência), vários vídeos disponíveis entre os quais se destacou este, sobre um programa de verão para estudantes que fazem trabalhos de conservação das estátuas existentes nos parques públicos da cidade.
Bom exemplo só para cidades ricas?

2 - Médicos Voluntários em Central Park

Sobre a unidade médica específica do Central Park que funciona suportada apenas por trabalho voluntário ! Site: cpmu

3 - Pássaros urbanos - (a) visita de estudo e (b) pássaro carro

(a) - Pássaros que espantam estudantes, vindo comer à mão e (b) - que imitam sons urbanos.

No site de uma organização que promove a natureza urbana de NY e que tem, além destes, outros pequenos vídeos
"Promoting Environmental Solutions In New York City Nurture New York’s Nature (NNYN) is a not-for-profit foundation dedicated to creating public awareness of the importance of developing and promoting environmental solutions in New York City. NNYN creates awareness by publishing books and other educational materials, creating websites, sponsoring lectures and conferences, conducting publicity campaigns, conducting research, and forming strategic alliances with other organizations to accomplish its mission.

4 - "Travelling" sobre o Central Park- 1 e 2

5 - NY Park Rangers em Belfast

O Presidente da Câmara de Belfast convidou os "Park Rangers" de Nova Yorque, para transmitirem a sua experiência, falarem do seu papel e de metodologias adoptadas que foram decisivas para a recuperação que os parques dessa cidade tiveram a partir dos anos 80. Um exemplo com lições úteis também para Lisboa.

Foi decisiva a reformulação do serviço dos “park rangers”, em 1979, que se tornaram não só agentes de segurança mas também “embaixadores” dos espaços verdes públicos da cidade.

Apesar da dificuldade em entender a pronúncia irlandesa em alguns depoimentos, algumas conclusões importantes relativamente aos requisitos necessários para criar bons espaços verdes públicos: segurança, “teoria” da acção rápida em relação ao grafittis indesejáveis (e a outro estragos), ter a comunidade envolvida e colaborando com os serviços municipais...

6 - Greening the Ghetto - Majora Carter

Fundadora da "Sustainable South Bronx", organização dedicada ao desenvolvimento holistico da comunidade no bairro onde nasceu, patrocinando projectos criadores de empregos, ligados à protecção do ambiente e à criação de novos espaços verdes no centro da cidade. Uma comunicação "impressionante" nos "Ted Talks" de 2005. artigo de Majora Carter

Extra: Simon and Garfunkel - Central Park, 1981. America

America, com agradecimentos prévios a alguns dos “trabalhadores da cidade”, num ano importante para a recuperação do parque (ver resumo da história). Para mim, a canção preferida do famoso duo e que me lembra sempre as vezes que me acordou, nos dias de um memorável “campo de jovens”, em 79, nas montanhas próximas de Turim.

SURPRISE: último disco de Paul Simon. No seu site, podem ouvir-se quatro faixas completas e amostras das outras sete http://www.paulsimon.com/

Sem comentários: