Festival de árvores


A internet está a permitir uma extraordinária capacidade de difusão de informação. Com a crescente quantidade e dispersão de documentos, sites, blogs, etc., agora disponíveis é necessário criar melhores formas de seleccionar a informação relevante (para cada um), tornar o acesso mais fácil e as pesquisas mais eficazes.

Para os blogs foi criado há algum tempo um modelo a que se chamou “carnaval de blogs”, que consiste na criação de redes temáticas, que se “ancoram” em blogues (com ou sem ue) criados para o efeito e que, com uma certa regularidade, listam referências de posts publicados noutros blogues e, desta forma, facilitam a pesquisa dos interessados no respectivo tema. Geralmente são feitos com a colaboração voluntária e rotativa dos participantes, que se encarregam das edições.

Relacionado com árvores existe o “Festival de árvores” , mensal e que no próximo mês de Junho vai publicar a sua 12ª edição (aceita participações até 29 de Maio).
A edição deste mês foi a primeira temática (sobre “árvores em cimento”).



fotos do blog though trees grow high
Para o próximo mês há um convite feito no blog arboreality, que é responsável pela publicação deste mês e que pede participações sobre árvores que façam parte do quotidiano de cada um (“árvores da minha rua”, da escola dos filhos ou de outro local frequentado, que tenha algum significado especial para o participante, ...). Contactei o organizador, para saber mais alguns pormenores sobre esta iniciativa, que me disse estar a participação aberta a qualquer um...mesmo de muito longe.
Blogs como o dias com árvores e o sombra verde seriam uma excelente representação nacional. Basta enviar mail sugerindo o post com que querem participar.

Outra hipótese, talvez ainda mais interessante, era fazer um destes blogs mais luso, já que o interesse sobre este assunto tem aumentado por cá e esta pode ser uma forma de dar mais visibilidade e utilidade a quem publica sobre o assunto. Bem sei que os blogs acima referidos já são um verdadeiro “carnaval” de árvores, mas este modelo é uma forma de divulgar outros posts em blogs que, de forma menos regular, tratam o mesmo tema.

Blog que centraliza “carnavais” e um post que os explica.

Em Portugal, outros "carnavais" possíveis onde estaria jardinando seriam, por exemplo : parques e jardins, árvores classificadas, planeamento urbano e espaços verdes, jardins do meu bairro, ruas com árvores...

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelente! Obrigado!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Excelente proposta...obrigado pela chamada de atenção, pois tinha lido atentamento o texto sobre os festivais de jardins (até aproveitei para referir na Sombra Verde a notícia sobre a semana da Biodiversidade em Mirandela) mas não tinha reparado neste sobre a temática "carnaval de blogs"...

Vou divulgar este texto na Sombra Verde e alguns dos blogues referidos...em relação a participcar com algum texto da Sombra, vou ponderar seriamente enviar algum texto.

Já quanto à organização de um blogue com esta funcionalidade, concordo que seria de grande utilidade...talvez até de âmbito ibérico. No próximo Verão gostaria de ter tempo para falar pessoalmente com os autores do "Dias com árvores" e pode-se discutir esta possibilidade; a título individual confesso que me falta tempo (ou se calhar coragem...) pois já tenho grande dificuldade em actualizar diariamente a Sombra...bem, estamos a entrar na época do ano com mais trabalho para um professor, vou ter que poderar algumas destas questões no Verão, pois são boas ideias que merecem ser pensadas com tempo.

Abraço e, mais uma vez, obrigado pela "publicidade" e pela chamada de atenção,

Pedro Santos

Anónimo disse...

Belissima ideia.Leitora atenta do blog dias com arvores , tenho fotos de árvores para enviar .Diga se quer que as mande e para onde ou então se as coloco no meu blog e menciono estes seus blogs.
annie hall do www.outsider.weblog.com.pt

Jorge N. disse...

Basta ir a esta página: http://blogcarnival.com/bc/submit_458.html e referenciar o link do post que se quer inscrever no "festival", ou então mandar um mail para o organizador que este mês é jadeblackwater@brainripples.com. Eu também queria ver se ainda arranjava tempo para tirar (ou procurar nos arquivos) umas fotos à nespereira do quintal do vizinho!!! É a árvore mais próxima e seria uma boa ocasião para falar da importância dos logradouros e das árvores no centro das cidades.

Anónimo disse...

Thanks for your interest in the Festival. As one of its coordinators, I'm very interested in seeing more international participation, though the decision on what to include each month is up to the volunteer hosts. (If you or another non-English-language blogger were ever interested in hosting it, we'd probably want to figure out a way to have a bilingual post.)