O segundo pacote de vídeos das segundas segundas

- clicar no título para iniciar visionamento -

1- MOBY - My Own Back Yard (22,21 min) disponível desde 10 de Outubro de 2006
Horta junto à embaixada dos EUA, já desaparecida, 1993, Jorge N.

Família japonesa em Nova Yorque, 1917 in cityfarmer
Este vídeo apresenta uma entrevista com o coordenador do projecto de criação de um "jardim de bairro", em Vancouver, cidade que conta com vários espaços verdes deste tipo e em que o apoio prestado pelas entidades municipais tem um enquadramento bem definido (página informativa do serviço municipal).
A criação de jardins por grupos de moradores de bairros em cidades de grande dimensão tem vindo a difundir-se nos últimos anos, nomeadamente nos EUA, no Canadá e em França. Tem vantagens comprovadas: beneficiação de espaços públicos com custos reduzidos, fortalecimento do sentimento de comunidade...
A Community Gardening Association, é uma associação bi-nacional (EUA e Canadá) que apoia a constituição deste tipo de iniciativas.

Em Lisboa, desejam-se mais apoios para mobilizar (e impedir a desmobilização de) comunidades que, mesmo sem terem tradição nestas iniciativas (como nenhuma tinha antes de começar!!!), já deram provas da vontade e da capacidade de as desenvolver. Em Telheiras, a “história” recente está bem documentada e analisada em livro há poucos dias editado: um quadradinho de verde na aldeia de Telheiras - caso e metáfora, Ana Contumélias.
Nas recentes (mas não novas) palavras de Gonçalo Ribeiro Telles no Café Nicola, no âmbito do ciclo de conferências intitulado «Os problemas de Lisboa»: "Lisboa precisa de «agricultura», de ligar a cidade ao campo e de pensar a construção sem esquecer as águas do subsolo e a ligação ao Tejo. De vestir a cidade de espaços verdes para que ela possa respirar, e aprender que uma horta no quintal não é «saloio». De procurar os exemplos de outras cidades europeias que apostam, cada vez mais, em agricultura dentro das urbes".

2 - Tree People (2.17 min) disponível desde 18 de Junho de 2006
Agora que se aproximam as comemorações do dia da árvore e num ano que se pretende que seja de muitas novas árvores, um vídeo com uma apresentação do trabalho da “Treepeople”, grupo norte americano que se dedica a apoiar a plantação de árvores, colaborando com escolas e outras organizações. Como referiu a queniana Wangari Maathai, Nobel da Paz de 2004, que promoveu o plantio de vários milhões, no Quenia: “ao plantarmos árvores estamos também a plantar a esperança”.
3 - Processionárias em Monsanto (2,52 min) disponível desde 4 de Janeiro de 2007
Neste vídeo amador gravado no Parque de Monsanto, vemos várias dezenas de lagartas (creio que perto de 100) deslocando-se em fila indiana numa autêntica procissão. A Processionária (Thaumetopoea pityocampa), é uma das pragas que atinge as nossas árvores. "Entre fins de Fevereiro e Maio, as lagartas, normalmente lideradas por uma fêmea, descem das copas das árvores hospedeiras até ao solo, em procissão (daí o nome comum de processionária) em busca de locais para enterramento. Nesta altura, a processionária tem o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um dos quais com milhares de pêlos urticantes de coloração alaranjada que se vão libertando à medida que a larva se move. São estes pêlos que, quando em contacto com a pele, mucosas e olhos provocam a reacção alérgica tão indesejada. Terminada a procissão, as lagartas dão início à fase subterrânea do seu desenvolvimento, enterrando-se a alguns centímetros de profundidade do solo. Em climas frios, procuram as zonas banhadas de sol enquanto que em climas quentes preferem as zonas sombrias. Aqui evoluem para o estádio de pupa ou crisálida que, desde finais de Junho até Agosto sofrem uma metamorfose originando as borboletas (insecto adulto) que acasalam entre si" (fonte: naturlink).


Extra: Secret Garden (4,27 min.) disponível desde 21 de Abril de 2006 - agora aqui: Secret Garden

Bruce Springsteen na canção principal da banda sonora do filme "Jerry Maguire", de 1996, realizado por Cameron Crowe.
"...She'll lead you down a path/There'll be tenderness in the air/She'll let you come just far enough/So you know she's really there/She'll look at you and smile/And her eyes will say/She's got a secret garden/Where everything you want/Where everything you need/Will always stay/A million miles away."
"Há no homem, como todos sabemos, o ilimitado da sua procura e o limite de tudo o que encontra. Nenhum sentimento perdura para além da sua realização. Nenhuma verdade se aguenta, se não desistirmos de a questionar. Nenhuma crença se nos inflama, se a não reanimarmos. Enquanto se realiza ou vive seja o que for, isso integra-se no homem e assim lhe não tem peso como o não tem o corpo que é seu. O homem é o ilimitado do seu caminhar. E tudo aquilo em que se vai realizando é só expediente para ir havendo caminho "
Vergílio Ferreira, Pensar

Sem comentários: