Ruínas, com debate

"A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e a Alambique promovem no próximo sábado, 10 de Abril, no Cinema King, em Lisboa, um debate sobre o filme “Ruínas” de Manuel Mozos.
 
O debate seguir-se-à à sessão de cinema das 21h45 e juntará o realizador do filme, Manuel Mozos, os arquitectos Michel Toussaint, Rui Mendes, José Manuel Rodrigues e Miguel Judas da Ordem dos Arquitectos para além do arquitecto João Santa Rita.

Actualmente em exibição em Lisboa (Cinema King) e no Porto (Teatro Campo Alegre) o filme “Ruínas” de Manuel Mozos, é um documentário de “fragmentos que alinha, durante uma hora, ruínas de Portugal, da sua memória, do seu tempo”.

De acordo com a sinopse, “Ruínas” reúne pedaços de “espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria acção humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser, transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios”.

E continua: para o filme “não interessa explicar porque foram criados e existiram, nem as razões porque se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) deste País”.

Depois de conquistar o prémio TOBIS para a melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa’09, o filme "Ruínas" de Manuel Mozos conquistou o prémio Internacional Georges de Beauregard no Festival FidMarseille."      Notícia d'aqui - oasrs

(até lá Rui!)

1 comentário:

Fábrica do Teles disse...

RECONVERSÃO DA PAISAGEM URBANA
EM ANÁLISE NA FÁBRICA DO TELES

Com Manuel Mozos, João Ferrão, Luís Carvalho

DIA 29 DE SETEMBRO, 16 HORAS, SANTO TIRSO

No próximo dia 29 de Setembro, na Fábrica do Teles, a proposta é a reconversão da paisagem urbana, com nomes de prestígio como Manuel Mozos , João Ferrão, Luís Carvalho, num debate moderado por Elisa Babo. O evento inicia-se às 16 horas com a inauguração da intervenção artística, promovida pela GESTO, Cooperativa Cultural: PERSONAGEM A JANELA. Às 16h30 será projectado o documentário “Ruínas” de Manuel Mozos, seguindo-se às 17h30 o debate.

O projecto de Reconversão da Paisagem Urbana pretende analisar questões ligadas à reconversão do espaço urbano em geral, mas dando um destaque à região do Ave e ao programa de reconversão da Fábrica do Teles – local cenário deste evento. No dia 29, vamos ter a oportunidade de debater a reconversão da paisagem urbana, analisando-a do ponto de vista de um cineasta – Manuel Mozos -, de um economista – Luís Carvalho – e de um geógrafo - João Ferrão. Esta iniciativa é apenas o início de muitas outras que acompanharão todo o processo de reconversão deste edificado. A Fábrica do Teles, transformada em “estaleiro”, será cenário de intervenções artísticas, oficinas, debates e outros eventos capazes de atrair o público para um espaço que partindo da memória e de uma identidade, se quer renovado.

Os interessados em participar nesta primeira acção cultural, deverão inscrever-se, até 20 de Setembro via margensdoave@gmail.com

Fábrica do Teles (Google Maps): http://bit.ly/a40YpV