Jardins Digitais - Lisboa

Notícia de terça-feira, 19 de Setembro de 2006

"A PT Wi Fi celebrou um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa através do qual vai disponibilizar acesso gratuito e sem fios à Internet, nos principais espaços verdes da capital. O acordo foi assinado ontem ao final do dia, no Salão Nobre da Câmara

A partir de Outubro pode aceder à PT Wi Fi em vários espaços da cidade lisboeta. Trata-se do projecto-piloto “Jardins Digitais” lançado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e conta com a colaboração da empresa do Grupo PT. A PT Wi Fi vai proceder à instalação de equipamentos para disponibilizar Internet com tecnologias sem fios. O acesso à Internet é gratuito e sem limite de tempo ou tráfego.

Através desta colaboração, a empresa reforça o seu empenho em contribuir para a massificação do acesso à Internet e para o desenvolvimento da Sociedade de Informação. João Henriques, Director Comercial da PT Wi Fi salientou a importância deste acordo “é um projecto pioneiro. Existem poucos protocolos neste âmbito. É mais uma forma de dar a conhecer a PT Wi Fi e de colocar o nosso serviço à disposição, neste caso dos lisboetas”.

Este projecto inovador constitui-se no primeiro passo para o acesso público à Internet num conjunto de 20 jardins e miradouros da cidade, entre Outubro de 2006 e Junho de 2007. Neste sentido, pretende-se nesta experiência testar e avaliar o potencial de soluções tecnológicas, serviços e modelos de negócio de acesso à Internet com recurso a tecnologias wireless (sem fios). Inicialmente os locais abrangidos pelo projecto são: o Parque Eduardo VII, Parque da Bela Vista, Jardim da Estrela, Miradouro de Santa Catarina, Alameda Afonso Henriques, Jardim da Fonte Luminosa e Jardim do Príncipe Real.

Com este projecto pretende-se assegurar condições para que todas as pessoas que residem, estudam, trabalham ou visitam este Município, bem como as empresas, beneficiem de banda larga com soluções wireless, facilitando o acesso à informação e desenvolvendo oportunidades económicas, sociais e educativas.

A assinatura do Protocolo "Jardins Digitais" entre a CML e a PT Wi Fi “Jardins Digitais” é constituído por duas fases e estará em vigor durante 9 meses. A primeira fase vai decorrer entre Outubro do ano vigente a Maio de 2007, testando-se soluções tecnológicas e serviços, e na segunda fase decorrerá a avaliação das soluções testadas e será realizado o relatório do projecto, de Março a Junho de 2007.

O Protocolo foi assinado pelos Vereadores António Proa (Pelouro dos Espaços Verdes), Gabriela Seara (Pelouro da Modernização Administrativa) e por João Henriques da PT Wi Fi bem como representantes das empresas Radiomóvel Comunicações (ZAPP) e Broadnet Portugal.

Para Carmona Rodrigues, Presidente da CML, presente na assinatura do protocolo, ontem foi um dia especial porque se deu início a algo inovador. “Pretendemos com este protocolo assegurar condições de acesso à informação através do acesso de banda larga com soluções sem fios. Só assim podemos ter uma cidade competitiva numa economia que se baseia cada vez mais no Conhecimento.” O Presidente da CML já tinha demonstrado a sua vontade em tornar a capital portuguesa na primeira cidade europeia totalmente coberta pelo sistema wireless. Este projecto vai ao encontro deste objectivo e assume-se como uma visão de uma cidade moderna com infra-estruturas para o futuro, aplicando as novas tecnologias nas áreas de relacionamento entre os cidadãos, segurança, combate à info-exclusão, etc. "


in notícias PT na página da Portugal Telecom

Sem comentários: